Dicas e Ferramentas Práticas para a Gestão da sua Reputação Online

By 22 de fevereiro de 2017 Sem categoria No Comments
dicas e ferramentas - reputação online

Por Daniela Viek

Você sabia que você é uma marca?

E não apenas empresas ou produtos detém reputação, você também!

Segundo dicionário: Reputação é o conceito obtido por uma pessoa a partir do público ou da sociedade em que vive; possuir nome ou prestígio; bom ou mau conceito; opinião já fundamentada sobre qualquer coisa; ação ou efeito de reputar, ter em consideração.

A reputação é um ativo que devemos nos preocupar a cada dia, pois ela chega antes de nós, seja na internet, nas reuniões de negócio ou nas conversas entre parceiros. Mais do que se preocupar com o que os outros dizem a nosso respeito, precisamos nos preocupar com nosso caráter, o caráter está na marca pessoal, em quem somos, todavia, a reputação também, ela está associada diretamente aos nossos comportamentos, atitudes, discursos e práticas ao longo do tempo, percebida pelos públicos aos quais interagimos.

Há 3 pilares que trabalhamos dentro dos estudos e práticas do Personal Branding: Identidade, Imagem e reputação e neste artigo quero me dirigir especificamente à reputação nos meios digitais, ou seja, sua reputação online.

O avanço da tecnologia tornou a internet disponível para a grande maioria dos brasileiros. Seja em aplicativos móveis ou em computadores, no trabalho ou em casa, o Brasil é um país altamente conectado, com mais de 110 milhões de pessoas acessando a internet diariamente – aproximadamente 54% da população do país – e, com isso, a internet se torna parte integrante e inseparável da vida de qualquer profissional.[1]

Com isso, a importância de gerenciar a sua marca e cuidar da sua reputação online pode já não ser nenhuma novidade para a maioria dos empreendedores e profissionais. Você sabia que, segundo a Opinion Research Corporation, 75% dos brasileiros fazem uma pesquisa na internet antes de decidir contratar um funcionário? Mais ainda, cerca de 70% dos recrutadores já optaram por não contratar alguém, com base no comportamento online dessas pessoas – e 8% dos brasileiros já perderam o emprego ao menos uma vez por conta de um posicionamento negativo na internet.

Mas quais são as melhores ferramentas e estratégias para cuidar da sua reputação e manter uma boa presença online? Se ainda restam dúvidas quanto a isso, não se preocupe! A seguir, eu vou compartilhar ‘algumas dicas’ importantes para que você aproveitar ao máximo tudo o que a internet pode oferecer para aprimorar a sua presença na rede.

1 – Configure um alerta do Google

O Google possui uma ferramenta gratuita bastante interessante: O Google Alerts. Com essa ferramenta, você pode acompanhar em tempo real quando as pessoas citam a sua marca – ou até mesmo a de um concorrente. Isso permite uma maior interação com seus clientes, além de facilitar o gerenciamento de uma possível crise.

E configurar o seu alerta é muito fácil! Basta clicar aqui e informar ao Google a periodicidade em que deseja receber as atualizações.

2 – Use o Mention

A Mention é uma plataforma de monitoramento em tempo real, que permite que você acompanhe o que está sendo dito a respeito de um assunto em sites e redes sociais. Você também poderá conectar as suas redes sociais na Mention e responder diretamente a comentários ou postagens. Mais ainda, é possível também criar alertas e receber notificações sempre que alguém citar as palavras-chave que você escolher.

3 – Monitore websites com o Buzzsumo

O Buzzsumo é uma plataforma online muito parecida com a Mention, mas focada exclusivamente em websites – e não em redes sociais. Com uma conta gratuita, você poderá conferir os conteúdos mais compartilhados sobre uma determinada palavra-chave – incluindo infográficos, postagens, vídeos, etc. Caso deseje, é possível também contratar um plano premium para ter acesso a um conteúdo maior e mais detalhado.

4 – Gerencie seus canais sociais com o Buffer

O Buffer é uma plataforma online para desktop e dispositivos móveis, criada para você gerenciar diversas redes sociais e contas em um só lugar. A interface é extremamente simples e intuitiva, e permite que você programe postagens e acompanhe interações em tempo real. Além disso, o Buffer também fornece sugestões de conteúdo sobre marketing, negócios, empresas e muito mais.

5 – Use o Followerwonk para obter estatísticas do Twitter

O Followerwonk permite que você descubra se está conectado com as pessoas certas e sugere novas conexões com base nos seus interesses. A ferramenta está disponível online e permite que você compare bios do Twitter, usuários e seguidores – e ainda fornece um relatório que informa a atividade, a localização e muitas outras informações a respeito dos seus seguidores.

6 – Melhore sua presença na web com o Simply Measured

Imagine uma ferramenta que te permite analisar o Facebook, Twitter, Instagram, Vine, Google + e até mesmo websites, tudo isso em um só lugar e com dados retirados diretamente do Google Analytics. É exatamente isso a Simply Measured faz! Com essa plataforma, você pode acompanhar o desempenho de suas redes sociais ou websites, para que você seja capaz de aumentar ainda mais os seus acessos.

7 – Gerencie a sua marca com a BrandYourself

A BrandYourself é uma ferramenta altamente recomendada para monitorar uma marca. Ela é simples e bastante completa, e permite que você acompanhe o desempenho da sua marca ao longo do tempo – e a plataforma ainda fornece dicas de como melhorar os seus resultados em mecanismos de busca.

A versão gratuita da BrandYourself permite que você gerenciar até três perfis, enquanto a versão premium permite que você gerencie uma quantidade ilimitada de perfis.

8 – Tenha Indicadores com o Klout

O Klout é um serviço online que mede a influência das pessoas nas redes sociais e confere a elas uma nota de 0 a 100. Qualquer um que tenha uma conta no Twitter automaticamente é ranqueado e quanto mais serviços você associar ao Klout (Facebook, Foursquare, LinkedIn, Google+ e outros), melhor ele vai poder medir sua influência.

Administrar uma marca na internet não é uma tarefa fácil, mas com essas dicas você estará pronto para ‘dar o primeiro passo’ rumo ao gerenciamento da sua reputação online. Nunca deixe de buscar mais informações sobre as melhores práticas online, para evitar problemas, e evite postagens negativas ou críticas desnecessárias ou agressivas a outros profissionais.

Você gostou destas dicas? Em breve escrevo mais a respeito. Então compartilha nas redes para que outros profissionais também adotem esses métodos. E você? O que mais tem feito para cuidar da sua marca online? Quais ferramentas você utiliza e recomenda para acompanhar a sua marca? Conta para a gente aqui abaixo nos comentários!

Confira também a live sobre o assunto na fanpage do PBBrasil.

[1] http://personalbrandingbrasil.org/mercado-de-personal-branding/

Leave a Reply